categoria : Indígena
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

sábado, 17 de novembro de 2018 - 8h

Mutirão de Plantio na TI Tenondé Porã (Tekoa Yyrexakã)

Data: 17/11/2018
Local: Tekoa Yyrexakã
Horários: 08h00 às 16h00
Como Chegar: -23.933266, -46.681417, colocando as coordenadas no Google Maps dá pra chegar tranquilamente. A aldeia fica um pouco mais pra frente de Engenheiro Marsilac. Lá não tem sinal de telefonia celular.

A Terra Indígena (TI) Tenondé Porã tem uma extensão aproximada de 15.969 hectares e está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo partes dos municípios de Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Possuem trechos em sobreposição com duas Unidades de Conservação (UC), a APA (Área de Proteção Ambiental) Capivari-Monos e o Parque Estadual da Serra do Mar (núcleo Curucutu). O Parque Estadual da Serra do Mar é a maior UC de Proteção Integral de todo o Bioma da Mata Atlântica.

Há cerca de 1.500 Guarani vivendo na TI Tenonde Porã, habitando, atualmente em 8 tekoa, que os não indígenas (Juruá) conhecem por "aldeias". As duas mais populosas são a Tenondé Porã (também conhecida por "aldeia da Barragem") e a Krukutu. As demais são as tekoa Guyrapaju, Kalipety, Yrexakã, Kuaray Rexakã, Tape Mirĩ e Tekoa Porã. Ao longo do território, junto às belezas das matas e rios, há diversas localidades que outrora já foram aldeias, assim como antigas trilhas que até hoje são utilizadas pelos Guarani para a coleta de matéria prima para o artesanato, plantas e ervas medicinais, compondo uma extensa rede de caminhos que ligam o planalto paulista e as aldeias no litoral.

O mutirão será realizado na Tekoa Yyrexakã para o plantio do pomar de espécies nativas da Mata Atlântica, onde os Guarani poderão colher os frutos e assim não depender de ir até a cidade para poder obter uma parte do seu alimento.

O trabalho de escuta é importante para facilitar os interesses de quem reside no local. Vale lembrar que vamos como Juruás (não indígenas) e que estamos sendo convidados a um território sagrado para eles. Viveremos por um dia essa rica cultura Guarani. Pedimos também para não enxergarem nada como errado/correto, melhor/pior e estejam sempre abertos ao aprendizado. Ter um olhar de empatia e não de julgamentos, a maior troca existe no conviver sem nenhuma imposição.

Todos os interessados em participar do mutirão, deverão vir com o propósito de ajudar a cumprir as expectativas do mutirão. Apesar de o local ser convidativo para o ecoturismo, nesse dia o foco será a ajuda aos nossos irmãos povos originários dessa nossa linda terra. Nosso almoço será coletivo. Contamos com o comprometimento de todos para que eles tenham abundância de alimentos, mas é claro que no final do dia teremos banho de cachoeira!

O que levar:
- Alimentos para almoço coletivo (verificar com os organizadores a lista de alimentos);
- Cada um levar prato, caneca, talher para uso pessoal durante o mutirão (caso queira deixar como doação para o local será muito bem-vindo);
- 1 kg de alimento não perecível (doação para a aldeia);
- Roupas em bom estado (doação para a aldeia);
- Ração para cachorro e gato (doação pra a aldeia).

Para o plantio:
- Pá para preparar o terreno;
- Cavadeira articulada para a abertura dos berços para o plantio das mudas;
- Terra adubada;
- Uma ou mais mudas para o plantio (verificar com os organizadores a lista de espécies que foram solicitadas pelas lideranças da aldeia).
Para limpeza:
- Papel higiênico;
- Sacos de lixo (todos os resíduos produzidos por nós serão levados de volta).

Maiores informações
11 4559-0785
11 97373-1913 Cauê Vida
11 98118-0991 Ana Moraes
11 99965-6912 Vlad Yyrexakã

Aguyjevete pra quem luta!