Comente (0)Caronas EnviariCalCompartilhar

sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - 20h

Encontro de Carros movidos com Hidrogênio

Acontecerá em São Paulo nos dias 16 e 17 de novembro o primeiro Encontro de Carros Movidos com Hidrogênio.

Em comemoração aos 100 anos da primeira patente de hidrogênio (Hydro-oxygen generator - Charles H. Frazer - Apr. 9, 1918) o grupo HHO Experts em parceria com o coletivo Permacultores Urbanos promoverão em São Paulo nos dias 16 e 17 de novembro o primeiro encontro nacional de desenvolvedores da tecnologia do HHO em aplicação veicular.

No encontro o público terá a oportunidade de ver de perto veículos que usam a água como matéria prima para a geração do gás HHO, rico em hidrogênio, responsável pela redução nas emissões de gases poluentes e no consumo de gasolina, álcool, diesel ou GNV.

Programação

16/11 - Palestra: Hidrogênio Veicular, a tecnologia da transição

Abertura: a história do HHO

O especialista em HHO e mestre em engenharia pela UNIFEI Denício Coelho vai nos explicar passo-a-passocomo funciona um kit gerador de hidrogênio e seu uso em motores de combustão interna. Além disso contará um pouco sobre a história do uso do hidrogênio em motores à combustão, citando alguns importantes cientistas como o estado-unidense Stanley Meyer, o italiano Ruggero Santilli e o brasileiro Nicanor de Azevedo Maia, explicará o que torna o gás HHO diferente de todos outros gases combustíveis estudados na academia e os principais motivos pelos quais esses projetos não emplacaram até os dias de hoje.

Como funciona um reator de hidrogênio

A mestra em HHO Samara Pineschi vai explicar como funciona um eletrolisador e compartilhará com o público os resultados dos estudos realizados com diferentes células de hidrogênio testadas pela engenheira para a sua tese de mestrado. Explicará também porque ela defende o HHO como a tecnologia de transição entre os veículos movidos à combustão (frota atual) e os veículos com motores elétricos.

Como instalar um reator de hidrogênio no meu carro

Um dos fundadores do grupo HHO Experts, Paulo Salgado, contará para o público como anda o desenvolvimento tecnológico do HHO no Brasil, partindo dos pesquisadores de garagem e fundo de quintal até chegar nos empreendedores que fomentam a economia do hidrogênio Brasil adentro. O pesquisador explicará ao público como montar o seu próprio kit de hidrogênio veicular ou entender quais devem ser seus critérios de escolha, caso deseje comprar um reator de HHO disponível no mercado brasileiro.

Sorteio de um gerador de hidrogênio

Sortearemos entre o público participante um gerador de hidrogênio fornecido por um fabricante parceiro do coletivo HHO Experts.

Encerramento: roda de conversa

Ao término das palestras, o público poderá tirar quaisquer dúvidas remanescentes com os especialistas, que na sequência discutirão quais os maiores desafios para o desenvolvimento do HHO no Brasil, incluindo a falta de investimentos em pesquisa e legislação específica a exemplo da lei paulista 15.997 de maio de 2014, que libera carros elétricos e híbridos de IPVA e rodízio, incentivando a instalação de reatores de hidrogênio na frota e desta forma reduzindo drasticamente a poluição nos centros urbanos.

SERVIÇO

Palestra: Hidrogênio veicular, a tecnologia da transição
Data: Sexta-feira 16/11 às 20h
Local: Casa da Cidade
Endereço: Rua Rodésia, 398, Vila Madalena, São Paulo, SP.
Telefone: 11-3814-3372

17/11 - Exposição de veículos movidos com Hidrogênio

Com entrada gratuita, no sábado dia 17 de novembro acontecerá a tão esperada exposição dos carros movidos com HHO em São Paulo. Teremos vários carros comuns funcionando com os mais diversos projetos de hidrogênio mostrando uma variedade enorme de reatores e projetos de instalação.

A kombi "Zeolina" vai apresentar o seu novo reator instalado recentemente na baixada santista, o desenvolvedor Paulo Salgado (de Vitória, ES) trará seu "Besouro", um Peugeot 206 que tem até placas fotovoltáicas no teto, Fábio Nicoletti de São Paulo mostrará seu projeto fruto de mais de 20 anos de pesquisa e todos os proprietários de carros com HHO instalado poderão dar os seus relatos de sucesso ou fracasso com kits geradores de hidrogênio comprados na internet.

Além da exposição, será montada uma bancada onde serão realizadas oficinas práticas onde o público poderá por as mãos na massa, e aprender a montar um reator de hidrogênio, medir produção a produção de hidrogênio e calcular a eficiência da sua célula, como preparar uma solução eletrolítica (deixar a água pronta para uso no reator) e como fazer a manutenção do gerador de hidrogênio

Para encerrar o encontro em festa, o Bando de Seu Pereira fará um show de encerramento do evento, botando o povo para dançar ao som do seu forró sustentável.

ATIVIDADES

14h - apresentação dos carros e seus projetos de HHO

15:30h - Oficina prática: montagem de um reator de hidrogênio modelo seco (placas)

17h - Show do Bando de Seu Pereira

SERVIÇO

Exposição de carros movidos com hidrogênio
Data: Sábado 17/11 às 14h
Local: Praça Mario Perussi
Endereço: Rua Moisés Martins Silveira, 100, Butantã, São Paulo, SP.

Entrada franca

Saiba +

http://permacultoresurbanos.com/encontro-de-c…

Your Comments

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com o/as organizadora/es. Informações e comentários adicionados:

Your Comments

Seja o primeiro a comentar