categoria :
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

segunda-feira, 4 de junho de 2018 - 19h

Economia e Crise da Democracia

No próximo dia 4 daremos continuidade ao nosso ciclo de debates "Economia e Crise da Democracia". Contaremos com a presença do professor de economia pela FGV-SP, Paulo Gala.

Gala contará um pouco sobre seu recente livro, "Complexidade Econômica: uma nova perspectiva para entender a antiga questão da riqueza das nações", no qual propõe uma análise sobre quais os caminhos possíveis para um desenvolvimento econômico sustentável.
A proposta nos parece urgente em um momento em que as limitações dos últimos experimentos ficam claras e o debate econômico parece sucumbir ao imediatismo das eleições. Diante disso, uma estratégia de longo prazo é necessária e, como sabemos, tem que passar pela política.

Assim, se nos distanciarmos um pouco dos inúmeros problemas apresentados como urgentes e que causam sobressaltos no dia a dia, como o índice de inflação do trimestre ou a variação do dólar, e tentarmos olhar para os problemas estruturais do nosso país, reaparece a questão que orientou os grandes nomes da história do pensamento econômico: A diferença da riqueza entre as nações e a importância do desenvolvimento econômico. Por que ainda somos um país subdesenvolvido? Por que não conseguimos alcançar o nível de renda dos países europeus? Ou ainda, por que após o ciclo de crescimento ocorrido após os anos 2000 e o chamado "ensaio desenvolvimentista", a participação da indústria no PIB regrediu?
Resgatando essas grandes questões e com uma riqueza de dados empíricos, o economista Paulo Gala discute a importância da complexidade econômica para o desenvolvimento e, consequentemente, ampliação da riqueza dos países.

Essas são algumas reflexões que guiarão nosso 5º debate do ciclo Economia e Crise da Democracia.