Comente (0)EnviariCalCompartilhar

domingo, 27 de maio de 2018 - 15h

Diálogo entre Ocupações Culturais e Artísticas

Diálogo entre Ocupações Culturais e Artísticas: articulações pelo direito à cultura e a moradia.

Após o trágico incêndio que consumiu e provocou a queda do edifício Wilson Paes de Almeida, no largo do Paissandu, deixando diversas famílias que ocupavam o prédio desabrigadas, uma nova onda de perseguição e criminalização das ocupações no centro tomou a cena. A grande mídia e o poder público se encarregaram de passar uma imagem distorcida das ocupações, contribuindo para a desinformação da população sobre a vida e a luta das pessoas que ocupam as casas e prédios subutilizados da cidade.

Discutir como estão sendo pensadas as ocupações atualmente e as estratégias para resistir aos desdobramentos do incêndio se fazem imensamente necessárias nessa situação, assim como passar uma mensagem criativa de unidade na luta pelo direito à cultura e a moradia, desmistificando discursos comuns e trazendo luz aos trabalhos sociais e artísticos desenvolvidos pelas ocupações. Questionar os padrões de vida estabelecidos e vivenciar outros mundos possíveis são práticas fundamentais para se transformar a realidade e resistir as desigualdades de nossa sociedade.

O Laboratório de Novas Formas de se Organizar Socialmente, montado a partir da ll Bienal de Artes doOcupação Ouvidor 63, promove um encontro entre as ocupações artísticas e culturais do centro e das periferias para debater e trocar experiências sobre a resistência aos ataques e a importância da luta pelo acesso à cultura nessa conjuntura de ameaças e retrocessos.
Convidamos assim, a todas e a todos interessadas/os para participarem da conversa e contribuírem com o debate e com a construção de uma articulação de resistência às investidas contra as ocupações.

Convidados para o debate:

Alex e Wanessa (Ocupação Quilombo Afroguarany Casa Amarela)
Ocupação Hotel Cambridge (Carmem)
Ocupação 9 de Julho (Carmem)
Tim e Jai (Casa Ecoativa)
Carlinhos Moraes ,Alexa Gomes e Moara Brasil (Ocupação Ouvidor 63)
Aluizio Mariano (São Matheus em Movimento/ UFABC)
Pablo Paternostro (FCZL Coragem)
Fernando (Sacolão das Artes)
Coletivo Efeito Borboleta
Coletivo das Marias

Data: 27 de Maio as 15h no 8Andar da Ouvidor 63

Facilitadores: D´julia Gangary, Matheus Pinzan e Leticia Daidone