Comente (0)EnviariCalCompartilhar

sexta-feira, 14 de outubro de 2022 - 10h

Chamada Aberta - Programação da Criptofunk 2022

A Criptofunk é um evento gratuito que reúne debates, oficinas e festa sobre cuidados físicos, digitais e internet, inspirada no movimento global das Criptofestas. Com o lema "Criptografe dados, descriptografe o corpo", a Criptofunk busca promover a autonomia e a liberdade das pessoas frente à influência das tecnologias em suas vidas. Em um mundo em que a internet ganha cada vez mais centralidade no cotidiano de grande parte da população, as discussões sobre liberdade de expressão, privacidade na internet, algoritmos, direitos humanos e cuidados integrais (físicos, digitais e psicossociais) se tornam cada vez mais urgentes.

Em sua quarta edição, a Criptofunk adota como tema "D E S A C E L E R A": um convite para repensar nossa relação com o corpo e as tecnologias a partir de outras temporalidades. Honrando o passado, fincando os pés no presente e planejando o futuro.

O evento será presencial e acontecerá no Galpão Bela Maré e no Centro de Artes da Maré, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de novembro de 2022.

CHAMADA ABERTA

A programação da Criptofunk 2022 está aberta e aguardando a sua proposta!

Neste ano, teremos uma novidade: serão 2 dias de programação, 14 horas de evento! Todes podem submeter propostas de sessão, desde que elas se encaixem nas normas descritas abaixo.

A chamada está aberta de 5 a 14 de outubro de 2022. O resultado será divulgado até o dia 18 de outubro. As atividades deverão ser realizadas nos dias 11 e 12 de novembro.

Para propor uma atividade, responda o formulário neste link. Só serão consideradas as propostas enviadas até às 23h59h (horário de Brasília) do dia 14 de outubro de 2022, com as respostas completas.

TIPOS DE ATIVIDADES E TEMAS:

Neste ano, vamos receber propostas de oficinas, workshops, rodas de conversa e o que mais a sua imaginação permitir. O formato e a metodologia serão definidas pelas próprias proponentes, mas devem estar adaptadas ao local de realização do evento.

Todas as propostas precisam estar em consonância com as seguintes questões:

- Liberdade de expressão;
- Cuidados integrais (digital, físico, psicossocial);
- Privacidade e direitos digitais;
- Antivigilância;
- Algoritmos e Direitos Humanos;
- Corpo e tecnologias;
- Gênero e tecnologias;
- Raça e tecnologias;
- Favela e tecnologias;
- Ativismo e tecnologias;
- Funk e tecnologias;
- Futurismos;
- Ancestralidade e tecnologias;
- Bem viver e tecnologias;
- Ansiedade, afeto e tecnologias.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação das propostas serão:

- Estar dentro das temáticas descritas acima;
- Diversidade (mulheres, pessoas negras, movimentos de favela, lgbtqia+);
- Atualidade da proposta;
- Uso de metodologias participativas;
- Público-alvo mencionado para a oficina;

Não serão aceitas propostas de atividades de merchandising, publicidade de produtos ou projetos.

AJUDA DE CUSTO PARA ATIVIDADES

Disponibilizaremos a quantia de R$ 700,00 por atividade aprovada. Em caso de sessões propostas por mais de uma pessoa, a quantia terá de ser dividida entre as pessoas proponentes.

ESTIMATIVA DE PARTICIPANTES PARA AS OFICINAS

Serão disponibilizadas de 20 a 30 vagas para cada oficina.

FORMULÁRIO

Preencha o formulário neste link

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os dados fornecidos nesta chamada serão utilizados exclusivamente para a seleção de atividades da Criptofunk 2022. Assim que encerrada, os dados serão eliminados.

POLÍTICAS DE CONDUTA

A Criptofunk pretende ser um espaço seguro para ativistas, defensoras e defensores de direitos humanos, mulheres, favelades, negres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, corpos dissidentes e grupos historicamente desumanizades.

Não serão aceitas em hipótese alguma práticas como comentários ofensivos - relacionados com gênero, orientação sexual, aparência física, necessidades especiais, etnicidade, religião e status sócio-econômico - bem como a criação, exibição e compartilhamento de imagens ofensivas, intimidação, perseguição (inclusive com câmeras fotográficas e/ou com câmeras de vídeo), impedimento de diálogo e contato físico sem consentimento.