categoria : Resistência
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

terça-feira, 13 de junho de 2017 - 19h30

Mini Curso "Estado de Exceção na Contemporaneidade"

MINI-CURSO - ESTADO DE EXCEÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

PUC SP - Junho 2017

<< AVISO: Em razão da realização de eleições para a direção da PUC SP e de avaliações semestrais, a data do curso foi postergada para os dias 12 e 13 de junho. O auditório onde será realizada o curso ainda será confirmado.>>>

12/06 (segunda-feira) e 13/06 (terça-feira)

LOCAL: Auditório 100

O curso será ministrado em dois encontros, nos quais serão abordados autores como Carl Schmitt, Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Antonio Negri, Achille Mbembe e Luigi Ferrajoli, assim como pensadores clássicos do tema na seara do Direito Constitucional, como Hans Kelsen, Michael Hardt e Noberto Bobbio. Será também objeto de debate a relação entre exceção e neoliberalismo no contexto atual, a partir de uma análise da jurisdição como fonte de exceção, bem como da expansão do uso de dispositivos de exceção, tanto no contexto internacional como na realidade brasileira.

12/06 (segunda-feira) - 19h30

Pedro Estevam Serrano - "Justiça de Exceção"

Ana Luísa Ferreira Pinto - "O Estado de Exceção como desarticulador de políticas públicas lgbt."

Rafael Valim - "Estado de Exceção: a forma jurídica do neoliberalismo"

Isa Penna - "Os desafios da prática política frente às novas formas de exceção."

13/06 ( terça -feira) - 19h30

Neon Cunha - "Entre a Anomia e a Exceção: a questão das pessoas transexuais e travestis."

Fernando Lacerda Hideo - "O Processo Penal de Exceção"

Caio Favaretto - "Sob o Espectro da Lei: soberania, política e exceção".

_______________

Pedro Estevam Serrano: Advogado, professor de Direito Constitucional da PUC/SP, mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa Autor de "Autoritarismo e golpes na América Latina pela Alameda Casa Editorial"

Rafael Valim: Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Autor de "Estado de exceção: a forma jurídica do neoliberalismo" pela Ed. Contracorrente.

Ana Luísa Ferreira Pinto: Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Mestranda em Efetividade do Direito pela mesma instituição.

Fernando Hideo Lacerda: Advogado criminalista e Professor de Direito Penal e Processual Penal em curso de graduação e pós-graduação. Doutorando em Direito Processual Penal pela PUC/SP e Mestre em Direito Processual Penal pela mesma instituição.

Neon Cunha: Publicitária, diretora de arte, designer gráfica, funcionária da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Ativista transfeminista independente.

Caio Favaretto: Advogado criminalista formado pela PUC/SP. Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Relações Internacionais e Filosofia pela mesma universidade.

Isa Penna: Advogada dos movimentos sociais, militante do movimento feminista, vereadora suplente do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo.

O evento será gratuito e aberto, não é necessário realizar inscrição.

Não haverá emissão de certificado.

Obs.: esclarecemos que este evento não é organizado pelo CA, de modo que estamos tão somente colaborando com a divulgação, a pedidos do professor Pedro Serrano.

Organizado por Centro Acadêmico 22 de Agosto - Direito PUC SP