Comente (0)EnviariCalCompartilhar

segunda-feira, 9 de setembro de 2019 - 19h

Ato em defesa do Jornalismo e da Democracia, com Glenn Greenwald

ATO EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA, DO JORNALISMO E DA DEMOCRACIA, com Glenn Greenwald

A liberdade de imprensa e o jornalismo são dois pilares da jovem democracia brasileira. O direito ao sigilo de fonte, a divulgação de informações de interesse público e o respeito enquanto profissional são ferramentas indispensáveis para que o jornalista possa cumprir seu papel de responsabilidade com a população.

No entanto, Jair Bolsonaro, desde a campanha e após eleito, tem se mostrado um político que se opõe a esses princípios tão básicos. Os ataques a imprensa sempre existiram, mas se intensificaram nos últimos 12 meses, em especial àqueles profissionais que contrariavam seus interesses.

As reportagens a respeito dos vazamentos da Operação Lava Jato tensionaram o Governo e desencadearam novos níveis de ofensiva por parte de Bolsonaro ao jornalismo e à liberdade de imprensa. Glenn Greenwald e o Intercept Brasil foram sistematicamente atacados nas redes sociais, tiveram a credibilidade questionada por autoridades e a vida pessoal exposta, especialmente Greenwald.

Atitudes desse gênero não podem acontecer numa democracia. É preciso mobilizar-se pela defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e dos direitos legais da profissão!

Por tudo isso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Centros Acadêmicos Lupe Cotrim, Vladimir Herzog e XI de Agosto, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Instituto Vladimir Herzog, convocam os jornalistas e a sociedade civil ao Ato pela liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia que será realizado no próximo dia 9 de setembro (09/09), às 19h00, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco!

_fonte_ : https://www.facebook.com/events/4165336356407
_fonte_ : message received on 2 setembro 14h