Comente (0)EnviariCalCompartilhar

sábado, 3 de agosto de 2019 - 17h

Biblioteca de motins: lançamento Kit_Kitsch#1

Organizado por GLAC e Casa do Povo

convidamos a todos para o debate de lançamento do kit_kitsch#1, projeto bimestral da GLAC edições.

+

biblioteca de motins

23ª feira tijuana - casa do povo - 03.08.2019 - das 17h às 19h
debate com abigail campos leal, nathalia colli e jaime lauriano

diante do esfacelamento político da esquerda institucional pós golpe e da crescente regulamentação da liberdade social por meio de uma discursividade pró liberdade econômica empregada pela "nova" direita, que ascende ao redor do mundo, vemos também emergir a necessidade de imaginar uma práxis de luta que seja capaz de se distanciar da perspectiva legalista dos corpos e que, por si mesma, seja produtora de um modus incomum de forma de vida: o autonomismo político. é com a problemática da história recente do país unida à pulsão da autogestão como urgência de vida que este encontro compreende que há uma literatura sendo produzida e debatida a fim de fazer desejar um ânimo inerente às lutas revolucionárias comunistas, e com isso convidamos a todxs para uma ampla conversa sobre proposições programáticas para as insurreições que virão.

+

projeto kit_kitsch

bimestralmente a GLAC lança dois livros que deflagram a curadoria editorial que realiza. são livros que estão intimamente ligados, mas que muitas vezes não fazem parte de um mesmo período histórico ou de uma mesma maneira de olhar o mundo. porém, estão relacionados por conta de um assunto, de uma ligação de acontecimento histórico, de um posicionamento convergente ou de uma coligação político-artística. assim, pensamos em incrementar ainda mais a especificidade de nossas edições, convidando um artista para ocupar junto aos livros bimestrais um Kit que possa ser oferecido aos nossos leitores. o artista então, intervém em nossa seleção, acoplando aos dois livros uma obra de arte de caráter político que se encontra diretamente vinculada às questões debatidas neles. a obra é vendida a preço médio de um livro da editora. ao adquirir o Kit_Kitsch paga-se o referente a três livros, levando consigo uma obra de arte e nossos livros bimestrais.

+

kit_kitsch#1: jaime lauriano

em julho de 2019 lançamos as coletâneas "Império e Anonimato: materiais preliminares às insurreições", organização do programa Cidadãos, Voltem Pra Casa! #1, e "Chamada: imaginação radical do presente", de autores anônimos. no primeiro Kit_Kitsch que lançamos, a obra "Queime depois de ler", do artista Jaime Lauriano, realizada em 2012, pouco antes das explosões insurrecionárias de junho de 2013, se une a esses livros. ela é uma flanela que contém as informações manuais de produção de um coquetel molotov, aludindo ao conhecido trabalho do artista Cildo Meireles, Inserções em Circuitos Ideológicos, em que uma garrafa ks de Coca Cola recebe o decalque de um manual de produção da mesma ferramenta de luta, reagindo à ditadura militar brasileira de 1970.

+

participantes do debate

abigail campos leal: ativista literária, mestre em filosofia pela UFRJ e poeta, organizadora do Slam Marginália, participante da coletânea Império e Anonimato: materiais preliminares às insurreições, org. Cidadãos, Voltem Pra Casa! #1. atualmente está preparando "Aqueerlombamentos: deserção de gênero, neocolonialismo y guerra social no Brasil contemporâneo", livro de ensaios a ser publicado pela GLAC edições em coedição com a Padê Editorial em 2020.

nathalia colli: militante anticapitalista, professora e editora do ZineZona, participante da coletânea "Império e Anonimato: materiais preliminares às insurreições", org. Cidadãos, Voltem Pra Casa! #1.

jaime lauriano: artista e pesquisador, possui trabalhos nas coleções públicas da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e do MAR - Museu de Arte do Rio. com trabalhos marcados por um exercício de síntese, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção da História. seus trabalhos evidenciam como as violentas relações mantidas entre instituições de poder e controle do Estado - como polícias, presídios, embaixadas, fronteiras - e sujeitos moldam os processos de subjetivação da sociedade. assim, sua produção busca trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História.

+

livros do kit

"Império e Anonimato - materiais preliminares às insurreições", org. Cidadãos, Voltem Pra Casa! #1: é um livro voltado ao debate filosófico e prático acerca das proposições subjetivas e insurrecionárias de tiqqun, comitê invisível e outros anônimos. ele surge com a primeira edição do seminário Cidadãos, Voltem Pra Casa!, organizado pela GLAC edições. o livro engloba os textos escritos pelos palestrantes, outros inéditos destes autoproclamados não-autores, além de textos de terceiros que contextualizam seus escritos e práticas no tempo e espaço das lutas anti-capitalistas globais. participações de: roberto winter, peter pál pelbart, giorgio agamben, miguel carmo, denise algures, leonardo araujo beserra, tiqqun, comitê invisível, 9 de Tarnac, duarte ferrín, abigail campos leal e nathalia colli.

"Chamada - imaginação radical do presente, anônimos": coletânea de textos anônimos que se caracterizam por fazerem chamados universais à comunização. com a premissa de tornar presente o comunismo subjetivo e político na organização autônoma de grupos de pessoas, seus textos (Ai ferri corti, aparecido em 1998 na Itália; Appel, surgido na França em 2003; Hello, distribuído nos EUA em 2013; e How to start a fire em 2015) trazem à tona a grande influência da revista francesa tiqqun e do desejo revolucionário que se espalhou pelo mundo pós anos 2000, ou seja, após as conhecidas lutas altermundialista. participações com epílogo, introduções, debates e prelúdio: amador fernández-savater, ignacio castro rey, javier turnes, gilles dauvé, karl nesic, critila e facção fictícia.
participantes

_fonte_ : https://www.facebook.com/events/6823818555661