categoria : Afro
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

sábado, 13 de julho de 2019 - 16h

Roda de conversa "Branquitude e Antirracismo"

"A roda de conversa "Branquitude e Antirracismo" tem o intuito de construir e estabelecer um espaço de diálogo e formação a respeito do racismo e das relações raciais no Brasil, enfatizando a experiência de pessoas brancas ou não-negras como integrantes da luta antirracista. Partindo da compreensão de que, em um país estruturado pelo racismo e pela desigualdade, as interações raciais se dão de forma conflitiva, se faz necessário discutir aspectos da identidade racial branca frente à construção de formas políticas de combate ao racismo. Considerando que experiências sociais no Brasil são clivadas pelas hierarquias raciais, serão debatidos temas como: racismo estrutural; história e interpretações do Brasil; marcadores sociais da diferença; violência e desigualdade; branquitude/branquidade; história do movimento negro; papel do branco na luta antirracista; relações sociais e afetivas racializadas; diáspora africana; educação antirracista; psicanálise; lugar de fala, entre outras noções, categorias e conceitos. A atividade é um ponto de partida para uma reflexão aprofundada dos entraves e das possibilidades da construção da luta antirracista no Brasil.

O evento acontece no espaço recém locado do chamado Bar da Tapera, em frente à livraria (2º andar, loja 28). Capacidade: cerca de 40-50 pessoas.

Importante: o acesso à Galeria Metrópole aos sábados é possível apenas até às 18 horas, não se atrase!

Facilitador: Rafael Domingos Oliveira
Historiador e educador. Atualmente é doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e compõe a coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. É mestre em História e Historiografia pela Universidade Federal de São Paulo. Foi professor da Rede Pública de Ensino (Fundamental II e Ensino Médio) e presidente (2013-2016) da Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo (ACEPUSP), onde também ministrou cursos de extensão na área de história e cultura africana e afro-brasileira. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Americanos (NEPAFRO). Dedica-se ao estudo da Diáspora Africana nas Américas, sobretudo os temas escravidão, abolicionismo e relações raciais no mundo contemporâneo.

_fonte_ : https://www.facebook.com/events/4734172434251…