categoria :
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

domingo, 19 de maio de 2019 - 10h

Introdução à Comunicação Não-Violenta, SP, 17 à 19 de maio

Organizado por Dominic Barter

sexta-feira, 17 de maio de 2019 - 19h

Centro, São Paulo

Por favor, leia atentamente o texto a seguir para entender o evento - CUJA DURAÇÃO É DIFERENTE DE OUTRAS INTRODUÇÕES - e como fazer seu pedido de inscrição:

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
A Comunicação Não-Violenta promove a competência relacional e a resiliência emocional necessárias para transformar conflito em conexão e sustentar parcerias fortes e flexíveis. Ela nos chama a experimentar novas possibilidades de comunicação eficaz, apoiando uma compaixão pessoal e socialmente engajada baseada na inteligência dos nossos corações.

Uma pesquisa prática iniciada há mais que 50 anos pelo Dr. Marshall Rosenberg, a Comunicação Não-Violenta atua em três níveis interconectados - o intrapessoal, o interpessoal e o sistêmico - resgatando o poder do diálogo e da empatia, mesmo perante comportamentos e sistemas sociais desafiantes.

Com uma facilitação leve e profunda, além de exemplos práticos do dia-a-dia, canalizaremos nossa criatividade e aprimoraremos nosso compromisso em conviver de formas alinhadas com nossos valores mais caros, a fim de cocriar, com cada ação, o mundo em que queremos viver.

DOMINIC BARTER
Durante 18 anos, Dominic Barter foi aprendiz e colega de Marshall Rosenberg. Serviu como presidente do conselho diretor do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta e desenhou seu atual processo de mudança institucional.

Precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil, colaborou no desenvolvimento dos primeiros sistemas restaurativos nos morros do Rio de Janeiro, em meados dos anos 90. Liderou a capacitação de dois dos três projetos pilotos em Justiça Restaurativa do Ministério da Justiça e hoje orienta aplicações de práticas restaurativas internacionalmente, de grupos comunitários à conflitos civis e militares nos 49 países em que seu trabalho se faz presente. Sua abordagem é recomendada pelo Ministério da Educação da França, utilizado nas Varas de Família da Coréia do Sul, nos presídios de Senegal, no processo de paz em Nepal e nas unidades de internação do Rio de Janeiro. Foi orientador do programa de mediação nas UPPs para o TJRJ e dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Em 2015 ministrou a palestra de abertura da 5ª Conferência Nacional de Justiça Restaurativa e Comunitária, nos EUA.

Dominic desenvolveu a Corresponsabilização Financeira ('money pile'), uma forma de economia colaborativa que apoia a auto-sustentação de propostas inclusivas e espalha rapidamente.

Atualmente, colabora no desenvolvimento de novas formas de educação para jovens fundamentadas no convívio e na inteligência relacional, como parceiro do sistema Espaço Beta. Como pai de uma carioca de 19 anos, é lembrado diariamente dos limites do seu entendimento de conflito, de mediação e de educação.

BEBÊS E CRIANÇAS
Sabemos que algumas pessoas virão com bebês e crianças, pois de outra forma não teriam acesso ao evento. Propomos o cuidado coletivo dos mais jovens, para essa responsabilidade não cair exclusivamente nas mães, pais ou responsáveis.

SUSTENTAÇÃO MATERIAL DO EVENTO
Convidamos todas as pessoas a praticarem a Corresponsabilização Financeira - uma prática proposta por Dominic para conscientemente sustentar sistemas, projetos e eventos.

Durante o encontro serão compartilhados os custos de produção do evento e das vidas e dos projetos de quem o fez. Em seguida, abriremos um mecanismo de livre contribuição, para quem quiser. O valor total recebido será calculado e essa informação compartilhada. Cada pessoa envolvida na organização e realização do evento partilhará a importância seguindo suas necessidades atuais.

Prezamos assim o acesso a todos que desejam participar;
a escolha consciente e informada de cada um sobre como contribuir;
a distinção entre dinheiro como estratégia para distribuir recursos materiais e a expressão de gratidão e crítica;
o fortalecimento do senso de equipe que este processo promove;
a independência da pesquisa contínua da Comunicação Não-Violenta;
a escolha autônoma do educador em ir para onde é chamado;
o valor pedagógico de questionar um sistema social ao vivo; e
o apoio aos projetos que servem de base pedagógica para eventos públicos como esse.

Este processo tem feito uma contribuição significativa ao aprendizado dos participantes, ao demonstrar como engajar transformativamente num sistema social e ao distinguir dinheiro da gratidão e da crítica construtiva.

O evento é assim aberto a todos, sem distinção por situação financeira. Ele e o percurso de aprendizado em Comunicação Não-Violenta de que faz parte somente se mantêm sustentáveis com o desejo dos participantes de ativamente nutrir atividades como essas.

MAIS INFORMAÇÕES
Local: São Paulo - SP.
O local é central e tem fácil acesso ao transporte público.

Existem lances de escada para acessar o local do evento. Faremos o que estiver ao nosso alcance para acomodar pedidos específicos de acessibilidade. Por favor, nos avise do que necessita nesse sentido ao preencher o formulário de inscrição.

O endereço será enviado aos participantes por e-mail, junto à confirmação da inscrição.

Data e horário:
Sexta, 17 de maio, das 19h às 22h,
Sábado, 18 de maio, das 10h às 19h,
Domingo, 19 de maio, das 10h às 13h.

SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO
Para solicitar a inscrição, por favor preencha este formulário: https://forms.gle/qpucEj4Zf64WCi1S6

As solicitações para a inscrição serão aceitas SOMENTE desta forma. O simples envio de e-mail ou clique neste evento, sem o formulário preenchido, não será registrado como uma solicitação de inscrição.

Você receberá uma atualização acerca do seu pedido de inscrição A PARTIR do dia 02/05.

_fonte_ : https://www.facebook.com/events/4447634662974…