categoria : Cidade
Comente (0)EnviariCalCompartilhar

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 - 19h30

Aula Aberta - Políticas de Redução de Riscos e Danos

Cursinho Livre da Norte apresenta:

Aula Aberta: "Políticas de redução de riscos e danos como alternativa ao proibicionismo e à guerra às drogas" - com Myro Rolim

Guerra às drogas, proibicionismo, militarização dos espaços urbanos, encarceramento em massa, genocídio da juventude negra e periférica, lei de drogas, privatização do sistema prisional, Cracolândia, maconha medicinal, internação de usuários, fascismo no Brasil, estes assuntos estão na pauta do dia na mídia e na política nacional assumida pelo novo governo brasileiro sendo destaques nas discussões que norteiam os debates morais e de segurança pública.
Assim, é necessário entender o porque do debate sobre as drogas vai muito além da legalização da maconha, modificando diretamente as garantias de direito à liberdade e à vida de milhões de brasileiros e movimentando grandes capitais econômicos e políticos.
Desta forma é preciso entender como as atuais propostas de mudanças nas leis brasileira e a ótica repressiva de se pensar a questão das drogas continuará promovendo uma sociedade menos inclusiva e mais violenta, fazendo o Brasil retroceder e se distanciar de importantes mudanças que vem ocorrendo em várias partes do mundo no tocante ao debate das drogas e seus fenômenos.

Myro Rolim, é graduado em História e atua como educador social e redutor de danos. Atualmente coordena o Programa de Redução de Danos (PRD) em álcool e outras drogas/IST/HIV/AIDS/HVs do município de Jacareí-SP. Com sua experiência construída em trabalhos com populações vulnerabilizadas e em territórios e situações de conflitos e crises, atuando principalmente com a população em situação de rua usuária de álcool e outras drogas, população LGBTQI+, crianças e adolescentes e como redutor de danos em espaços de festas e lazer com o Projeto ResPire/É de Lei e já coordenou o "Projeto Oficinas" para a SMDHC-SP no Programa Braços Abertos na região da Cracolândia de São Paulo. É Membro do GT sobre álcool e outras drogas da ABRASME (Associação Brasileira de saúde Mental), foi articulador do Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos de São Paulo e atualmente é articulador do Fórum Estadual de Redução de Danos de São Paulo.
Entre 2015 e 2016 atuou no projeto de extensão "Práticas de atenção integral e promoção de direitos humanos na situação de rua". Do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Políticas Públicas e Sociais (NEPSPPMS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em 2016 realizou residência técnica na sala de uso assistido CAS - Baluard e estágio em ações de politicas sobre drogas com foco em redução de danos na ABD- Asociación Bienestar y Desarrollo de Barcelona - Espanha.

+

Venda de livros e camisetas pela Cooperativa Arte Marginal
- Construída pelos muleque zika, pra enfrentar o Estado penal , o desemprego e o capital! - facebook.com/cooperativaartemarginal

+

Distribuição de fanzines pelo Desobediência Sonora
- Mídia independente, popular e anticapitalista que desenvolve podcast´s, programas de rádio, fanzines e o que mais der na telha. - desobedienciasonora.milharal.org

14/02/2019 - Quinta-feira
19h30

SEFRAS Jaçanã - Rua Professora Jacira de Carvalho, 62 - Jaçanã

Entrada Livre

Your Comments

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com o/as organizadora/es. Informações e comentários adicionados:

Your Comments

Seja o primeiro a comentar